IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 42

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Ano 4 • n. 7 • jan/jun. • 2014
CesarAugustoModena - CristianeRaqueliMiotto - PatríciaMainoWartha
MOMENTOS GRÁFICOS: quantidade de traços que são
executados sem interrupção do gesto gráfico, momentos em que
ocorre a elevação do instrumento escritor e a consequente interrupção
da escrita.
ESPAÇAMENTOS: espaço utilizado para a escrita, se pequeno,
médio ou grande.
PONTO DE ATAQUE: momento em que a caneta toca o papel no
início da escrita e a forma que este apresenta.
PONTO DE REMATE: momento terminal do traço e a forma que
este apresenta.
FORMAS DE PROGRESSÃO: características que se acentuam,
principalmente, nas letras “m” e “n”, definindo a forma em que a grafia
destas ocorre.
CORTES DO “T” E PINGOS DO “I”: aspectos em que os cortes e
os pingos são feitos.
LAÇOS: a forma em que as laçadas são grafadas, se abertas,
angulosas, dentre outros.
As técnicas grafoscópicas, indubitavelmente, contribuem de forma
relevante no dia a dia dos tabeliães e verificadores de assinaturas.
O conhecimento e a aplicabilidade dos elementos citados tornam-se
requisitos para o perfeito cumprimento da segurança transmitida em
um reconhecimento de assinatura por semelhança.
Na prática, procura-se observar o máximo possível dessas
características na busca de localizar os elementos individuais e
essenciais da assinatura que está sendo conferida. Se presentes
características próprias do autor na assinatura que está sendo
confrontada e não havendo indícios de falsificações, entende-se que
a grafia está habilitada a ser reconhecida como semelhante.
Não se trata, por óbvio, de análise em nível pericial, uma vez que
o tabelião não possui acesso aos sistemas e procedimentos utilizados
em laboratórios periciais, utilizando-se apenas de seus conhecimentos
subjetivos a respeito dos elementos da escrita para determinar se há
semelhança ou não de grafias.
A análise técnica é subjetiva, na qual, seguramente, serão
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