IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 189

(RE) PENSANDO DIREITO
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(RE)PENSARNODIREITOÉ: (RE)PENSARNASOCIEDADE,NO INDIVÍDUO,NO INDIVIDUALISMO,NASALVAÇÃO,NOCONTROLEENTREOCENTROEAMARGEM
Ian Watt explica que “os termos indivíduo e individualidade vêm
do latim
individuus
que significa “não dividido” ou “indivisível”. E, ao
que parece, foram usados pela primeira vez, na linguagem escrita, em
inícios do século XVII”
151
-
152
.
Nesse sentido, “individualismo” é tão difícil de definir quanto
“mito”153, ou seja, antes de tudo, necessita-se saber se o
“individualismo” é um fenômeno moderno, renascentista, pós
renascentista e característico do mundo ocidental. Ou seria ele um
fenômeno mais abrangente, capaz de manifestar-se em diferentes
épocas e lugares? Assim,
em muitas definições psicológicas, o termo “individualismo”
equivale a egoísmo, indicando uma total independência interna do
indivíduo em relação às outras pessoas ou às instituições; e neste
caso seria certamente difícil negar o apelativo de “individualista”,
mas, nos primórdios, fundamentalmente, e ainda é, uma
especificação social; quando as pessoas são conscientemente
individualistas, estamos diante de um sinal de que o conceito é
familiar e arraigado em sua sociedade
154
.
Watt explica que Dumont já havia escrito sobre a sociedade
de castas na Índia. Dumont descrevia “como a grande maioria das
pessoas participa e aceita a densa malha de coerções que vêm da
família extensa, castas e religião, de modo a serem reconhecidas como
indivíduos-no-mundo”
155
. Percebe-se que o cristianismo produziu um
novo pensamento na sociedade supostamente baseada na igualdade
dos fiéis, uma sociedade cujos membros podiam ser chamados de
“indivíduos-relacionados-com-Deus”.
Em resumo, Dumont vê a institucionalização do individualismo
como algo que “começou como uma base cristã, desenvolvendo-se a
151 WATT, Ian P.
Mitos do individualismo moderno:
Fausto, Dom Quixote, Dom Juan, Robinson Crusoe. Tradução de Mario Pontes.
Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 128.
152
Ibid.,
p. 228. Nesse sentido, muito embora os vocábulos mitologia e mítico façam parte da língua inglesa desde o século XVII, tanto
mito quanto individualismo são, de fato, termos pós-românticos.Apalavra “mito”, ao que tudo indica, esperou até 1830 para aparecer
em inglês. O Oxford English Dictionary define mito como “uma narrativa puramente fictícia, envolvendo geralmente personagens,
ações ou acontecimentos naturais, e encarnado alguma ideia popular relacionada com um fenômeno natural ou histórico”. Myth vem
do latim mythus, passando pelo francês mythe.
153 WATT, Ian P.
Mitos do individualismo moderno.,
p. 234.
154 Ibid., p. 235.
155 Ibid., p.. 235.
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