IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 188

186
Ano 4 • n. 7 • jan/jun. • 2014
Carlos JoséPereiraKruber
ESTADO E INDIVÍDUO: OS CÍRCULOS, OS
RÓTULOS, O INDIVÍDUO FORA-DO-MUNDO OU
DENTRO-DO-MUNDO
Não se pode deixar de destacar nesse artigo a obra de Louis
Dumont “O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia
moderna”, na qual o autor retrata, sob uma análise antropológica,
outra descrição da cultura individualista, utilizando como metodologia
a análise comparativa entre a sociedade ocidental moderna e a
sociedade tradicional indiana. Através dessa perspectiva antropológica
é possível conhecer melhor o sistema de ideias e valores, bem como
“consiste em permitir-nos ver a cultura moderna em sua unidade”
147
,
onde houve uma mudança na compreensão e na ação desse indivíduo,
que antes se dava “fora-do-mundo” e hoje “dentro-do-mundo”.
O individualismo subentende, ao mesmo tempo, igualdade e
liberdade, ou seja, uma igualdade ideal, igualdade de direitos ou de
oportunidades, compatível com a liberdade máxima de cada um.
Entretanto, segundo Dumont, existe uma descontinuidade nessa
transição
148
, tendo em vista que
[...] a partir do momento em que não mais o grupo mas o indivíduo
é concebido como o ser real, a hierarquia desaparece e, com ela a
atribuição imediata da autoridade a um agente de governo. Nada
mais nos resta senão uma coleção de indivíduos e a construção
de um poder acima deles só pode ser justificada supondo-se o
consentimento comum dos membros da associação
149
.
Pode-se perceber que há um ganho de consciência, em
interioridade, mas há uma perda na realidade, sendo sua estruturação
uma condição da existência; ou seja, uma das grandes forças que
estiveramativas e estão presentes no desenvolvimento contemporâneo
foi uma espécie de protesto contra as diferenças ou desigualdades
sociais, na medida em que são fixas, herdadas e prescritas
150
.
147 DUMONT, Louis.
O individualismo:
uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de.
Janeiro: Rocco, 2000, p. 36.
148
Ibid.,
p. 91.
149
Ibid.,
p. 92.
150
Ibid.,
p.93.
1...,178,179,180,181,182,183,184,185,186,187 189,190,191,192,193,194,195,196,197,198,...292
Powered by FlippingBook