IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 106

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Ano 4 • n. 7 • jan/jun. • 2014
FernandoAntôniodaSilvaAlves
e sua dimensão nas lutas de poder passa a se avolumar, a ponto
de termos contingentes de mulheres, hoje, organizadas enquanto
movimento social.
A ressignificação do papel da mulher na ordem social parte, para
Foucault, da conquista das liberdades sexuais das mulheres, dentre
elas, a de abertura do diálogo sobre a sexualidade (GIDDENS, 1993).
Seja na política ou por meio das expressões artísticas, cada vez mais
a mulher é reconhecida como protagonista das lutas de poder, no
momento em que sua voz é ouvida dentro do debate público. Vista não
mais como mero instrumento, mas sim como sujeito no campo sexual,
por diversas formas as mulheres constroem uma nova feminilidade,
não mais tão identificada com os homens,
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mas sim voltada para a
afirmação do espaço próprio das mulheres no âmbito das relações
sociais de poder, em que elas possam ser vistas não apenas como
criaturas diferenciadas dos homens em função de sua natureza
genital; mas também dotadas de uma sexualidade própria em termos
de
habitus
e de um poder simbólico que lhes é característico, tão ou
mais marcante que o dos homens. Basta ver a forma como se dão hoje
os relacionamentos afetivos e as trocas sensuais entre os gêneros.
Zygmunt Bauman (2004, p. 36) aponta para os chamados
“relacionamentos de bolso” como ummodelomuito emvoga nos dias de
hoje, na etapa atual da modernidade. Tais relações implicariam numa
nova etapa na modernidade de exercício da sexualidade por ambos
os gêneros. Empregando um termo utilizado por Catherine Jarvie,
colunista do semanário britânico
Guardian Weekend
, Bauman entende
por “relações de bolso” aquelas em que os parceiros podem se valer
delas quando é preciso, sem manter vínculos duradouros ou estreitos.
É o tipo de relação que se vale da instantaneidade e da disponibilidade
a que cada vez mais, homens e mulheres jovens, adultos, têm se
valido atualmente, em que o velho paradigma matrimonial da relação
afetiva entre gêneros é totalmente quebrado. Tais relações implicam
um reconhecimento da diferença, com pressupostos de igualdade na
participação do jogo de sedução, emque cada um, tanto o homemcomo
54 Como pregava o movimento feminista tradicional, nos primórdios de suas lutas, a luta pela emancipação da mulher passava pela
igualdade econômica com os homens, com os mesmos salários e mesmas condições de trabalho.
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