IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 105

(RE) PENSANDO DIREITO
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DOMINAÇÃOMASCULINAEVIOLÊNCIADEGÊNERONOSÉCULOXXI:
no amor comunicativo e na amizade viria no lugar da repressão
sexual, tornando-se um novo meio dominante de sociabilidade. Como
um defensor entusiasta dos direitos das mulheres, apesar de não ter
escrito um tratado específico de gênero, Marcuse concebeu uma nova
ordem sexual de relação entre gêneros em que a violência cederia
lugar ao diálogo, numa nova racionalidade impulsionada pelo eros,
não mais concebido em termos de virilidade masculina, mas sim
levando em conta todos os aspectos da sexualidade que partem da
sociabilidade e que não levam em conta apenas a penetração vaginal.
De repente, um simples aperto de mão ou falar abertamente sobre
sexo tornou-se tão ou mais sensual do que o ato sexual em si. Será
que surgiria, nesse contexto, um antídoto para a violência?
APONTANDO PARA O FUTURO: COMO DIRIA
CAETANO: “MULHER É PARA BRILHAR, NÃO PARA
MORRER DE FOME”
Diante de um quadro tão grave de violência, com denúncias
sucessivas de atos criminosos praticados contra mulheres, por conta
quase que exclusivamente de sua condição sexual, pergunta-se até
que ponto irá chegar tal espiral de violência, e se alternativas menos
danosas podem ser vistas no horizonte do direito e das relações
sociais. Ao menos em termos de sexualidade como exercício de
poder, para Foucault, a preocupação com a sexualidade na sociedade
ocidental passou pelo exercício da vigilância como um meio de poder
(GIDDENS, 1993). Para ele, a sexualidade não foi apenas reprimida,
mas sim buscada, ao menos em termos de discurso, desdobrando-se
enquanto um mistério a ser desvendado por meio de um poder de
gênero. Quando as mulheres foram proibidas por anos de manifestar
prazer sexual, relegadas ao recato da vida matrimonial, isso produziu
uma desenergização do poder das mulheres nas lutas por espaço nas
relações entre gêneros, no decorrer da modernidade. No momento em
que o trabalho deixa de realizar um controle efetivo sobre os corpos a
ponto de reprimir a sexualidade, e esta pode ser exercida por meio de
outros circuitos sociais, as mulheres começam a ganhar mais espaço,
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