IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 61

(RE) PENSANDO DIREITO
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OPROGRAMABOLSAFAMÍLIACOMOPOLÍTICAPÚBLICAEFETIVADORADOSDIREITOSDECIDADANIA
a mobilidade descendente em larga escala seria tão ameaçadora
para a coesão social como quanto à existência de uma classe
ressentida de excluídos. Tal fato de meritocracia plena criaria
um exemplo extremo de uma classe de párias. Pois, não só um
grupo de pessoas estaria na parte de baixo, mas que sua falta
de capacidade torna a situação deprimente. Uma sociedade
meritocrática tende a ser humanamente desigual. Visto que,
teríamos privilegiados, aqueles que conseguiriam as melhores
oportunidades e os excluídos, que conseguiriam em alguns casos
subempregos.
Nessa linha de raciocínio, vale afirmar que igualdade são
oportunidades iguais, desde que as situações sociais e econômicas
anteriores tenham sido iguais para todos. Gyddens
14
diz que
“igualdade é inclusão e que desigualdade é exclusão. Inclusão refere-
se em sentido lato à cidadania, direitos e obrigações civis e políticos,
e que todos os membros de uma sociedade deveriam ter, não apenas
formalmente, mas como realidade de suas vidas”.
Refere-se também a oportunidades e a envolvimento no espaço
público. Ainda segundo o autor, numa sociedade em que o trabalho
permanece essencial para a autoestima e para o padrão de vida, o
acesso ao trabalho é um dos contextos de oportunidades, a educação
é outro. Ainda conforme Gyddens
15
,
a exclusão na base tende a ser autorreprodutiva, as estratégias
para romper o ciclo da pobreza deve levar ajudar adultos sem
habilidades a adquiri-las, ajudar pessoas cujas habilidades estão
ultrapassadas a atualizá-las, e elevar o nível de confiança de todo
aquele cujo ânimo foi minado por longo período de desemprego.
Pessoas sem qualificação são cinco vezes mais propensas a
perder o emprego que aquelas com qualificação conferida por um
nível educacional mais elevado, no fim das contas o emprego vai
para quem tem condições de ser empregados.
Em consonância com o pensamento de Gydens, acredita-se que
há vários tipos de exclusão. O primeiro se verifica na parte mais baixa
das camadas sociais; o segundo é aquele em que grupos privilegiados
14 Ibid, p.113
15 GIDDENS, Anthony.
A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democarcia. Rio de Janeiro:
Record, 1999, p.114.
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