IESA - (Re)Pensando Direito - Ano 3 Nº 7 - page 205

(RE) PENSANDO DIREITO
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APRESERVAÇÃODABIODIVERSIDADENASOCIEDADEPÓS-MODERNAPORMEIODASAÇÕESHUMANAS
Sabe-se que esse novo olhar e consciência são muito importantes,
pois disso depende o futuro e a prolongação da existência da vida
humana na Terra. Abordagens neste sentido serão analisadas neste
artigo científico, por meio de pesquisa bibliográfica e do método
indutivo.
CARACTERÍSTICAS DA ERA PÓS-MODERNA E A
NECESSIDADE DE MUDANÇA
Ao fazer uma análise da trajetória da humanidade nos últimos
três séculos, é possível perceber inúmeras mudanças em vários
aspectos na vida do homem e também na sociedade
199
. Ocorreram
transformações extremamente significativas e com um impacto
considerável na vida dos homens da natureza. As grandes mudanças
foram impulsionadas pelos ideais surgidos à época do iluminismo
200
,
alcançando seu auge na era moderna e que culminaram na realidade
atual. Essa trajetória percorrida pelo homem para sua evolução está
levando a humanidade a um lugar não planejado e incerto.
O homem alcançou sua autonomia há muito tempo, a partir
do movimento iluminista ocorrido no século XVIII. Em que pese às
dificuldades do processo civilizatório, é inegável dizer que a liberdade
e a autodeterminação do ser humano foram conquistas iniciadas com
o fim do absolutismo e da separação da Igreja e do Estado. Outro fator
determinante nesse processo foi a libertação do homem em relação à
escravidão física e espiritual.
Ultrapassando barreiras históricas de dominação, o homem,
pela racionalidade, foi capaz de romper paradigmas e passou a
perseguir seus desejos e ideais, sendo capaz de pensar por si próprio,
199 A sociedade enquanto fenômeno humano decorre da associação dos homens, da vida em comum, fundada na mesma origem, nos
mesmos usos, costumes, valores, cultura e história. Constitui-se a sociedade no e pelo fluxo das necessidades e potencialidades
da vida humana, o que implica a experiência tanto da solidariedade, do cuidado, quanto da oposição, da conflitividade. Organização
e caos são polos complementares de um mesmo movimento – dialético – que dá dinamismo à vida da sociedade (BARRETO;
CULLETON, 2010, p. 487).
200 “Embora não constituindo o único movimento cultural da época, o iluminismo foi a filosofia hegemônica na Europa do século XVIII.
Ele consistia em um articulado movimento filosófico, pedagógico e político, que conquistou progressivamente as camadas cultas e a
ativa burguesia em ascensão nos vários países da Europa [...]. Inserindo-se em tradições diversas, o iluminismo configurou-se não
tanto como um compacto sistema doutrinário, mas muito mais como um movimento em cuja base está a confiança na razão humana,
cujo desenvolvimento representa o progresso da humanidade e a libertação em relação aos vínculos cegos e absurdos da tradição,
da ignorância, da superstição, do mito e da opressão” (REALE; ANTISERI, 1990, p. 670).
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