Institucional CNEC
17
ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015 •
ação de sua filha ao chegar da visita-
ção ao Sambaqui da Beirada em Barra
Nova: “Quando perguntei o que mais
lhe chamou a atenção, a resposta foi
imediata – ‘um crânio, mamãe, eu vi
um crânio de um homem da pré-his-
tória”, relembra a mãe.
Soraya Afonso, mãe do pequeno Ben-
to Afonso, do 2º ano, aprovou a ação
do Colégio de promover a ressignifica-
ção dos conteúdos aliando o ensino à
pesquisa. Ela acredita que, certamente,
o projeto contribuiu ricamente para a
formação de cidadãos críticos e sabe-
dores da história de sua cidade. “Bento
é um menino muito curioso, por isso
conteúdos formulados de maneira
metódica não o encantam; contudo
atividades em campo causam verda-
deiro fascínio nele, e eu acredito que
nas demais crianças também”, relata
Soraya.
As pesquisas de campo foram conclu-
ídas na semana anterior à data de ani-
versário de emancipação político-ad-
ministrativa do município: 8 de maio.
A última etapa do projeto ocorreu no
dia 22 de maio, com a divulgação do
livro produzido pelos alunos e profes-
sores participantes, o qual conta a tra-
jetória dos envolvidos durante os dias
das visitas. O projeto, mediado pelas
professoras Cristiane Glória e Débora
Mahiane, aproximou os alunos da rea-
lidade histórica de Saquarema e os fez
perceberem-se como agentes cons-
cientes, críticos e transformadores de
sua realidade.
Atividades desenvolvidas durante o projeto