Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  12 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 12 / 82 Next Page
Page Background

Institucional CNEC

12

• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015

tecnologia. Nos dias atuais, é necessá-

rio trazê-la para a aprendizagem esco-

lar e mediar o uso dos meios tecno-

lógicos, para o bem da formação dos

educandos.

Pensando nisso, em fevereiro deste

ano, o Colégio Cenecista Padre Antô-

nio Vieira, de São Gonçalo, Rio de Ja-

neiro, desenvolveu o projeto Brinque-

doteca, para oferecer aos estudantes,

durante os horários de aula e também

no contraturno, um espaço adequado

que atenda às diversas faixas etárias da

educação básica, contribuindo para o

desenvolvimento cognitivo, social e

cultural de crianças e jovens matricu-

lados no Colégio.

O espaço é composto pelos cantinhos

da leitura, da fantasia e dos jogos. O

primeiro, para fomentar o gosto pela

literatura; o segundo, para proporcio-

nar momentos de imaginação e refle-

xão de temas atuais; e o último, para

promover brincadeiras e atividades lú-

dicas mediadas pelos professores.

Desde a sua inauguração, a Brinque-

doteca vem agradando a todos. O lu-

gar trouxe mais interatividade e pontos

qualitativos ao desenvolvimento do

corpo discente e ao trabalho da equipe

pedagógica. Por meio do projeto, tem

sido possível constatar que a educa-

ção, a leitura e os jogos são estratégias

Alunos da Educação Infantil soltama

imaginação no cantinho da fantasia

Roda de leitura comestudantes

do EnsinoMédio

valiosas no processo de ensino-apren-

dizagem.

Para a professora de Língua Portugue-

sa do Ensino Médio, Vânia Carvalho, se

bem aproveitada e direcionada para o

propósito da aprendizagem, a tecno-

logia é uma ferramenta de estímulo

à compreensão social e linguística. A

educadora utiliza o espaço para po-

tencializar a literatura clássica com

recursos da internet. “O ambiente vir-

tual, através de jogos, músicas e redes

sociais, faz com que as obras literárias

da Brinquedoteca sejam contextuali-

zadas”, afirma Vânia.

As crianças de Educação Infantil do

Colégio utilizam o espaço para viven-

ciar momentos de contação de his-

tórias e participar deles com uso de

fantoches e da criação coletiva de um

livro gigante. De acordo com a profes-

sora Nathália Schumacker, “tais ativida-

des têm como objetivo desenvolver o

hábito e o prazer da leitura e, principal-

mente, tornar as aulas mais atraentes

aos olhos das crianças”.

Reconhecendo o sucesso do projeto

para promover a interação entre os

educandos, com atividades lúdicas e

pedagógicas, a diretora Patrícia Vinha

afirma que o espaço tem permitido

aos jovens se tornarem seres culturais

críticos e com autonomia social.