Institucional CNEC
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• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
tecnologia. Nos dias atuais, é necessá-
rio trazê-la para a aprendizagem esco-
lar e mediar o uso dos meios tecno-
lógicos, para o bem da formação dos
educandos.
Pensando nisso, em fevereiro deste
ano, o Colégio Cenecista Padre Antô-
nio Vieira, de São Gonçalo, Rio de Ja-
neiro, desenvolveu o projeto Brinque-
doteca, para oferecer aos estudantes,
durante os horários de aula e também
no contraturno, um espaço adequado
que atenda às diversas faixas etárias da
educação básica, contribuindo para o
desenvolvimento cognitivo, social e
cultural de crianças e jovens matricu-
lados no Colégio.
O espaço é composto pelos cantinhos
da leitura, da fantasia e dos jogos. O
primeiro, para fomentar o gosto pela
literatura; o segundo, para proporcio-
nar momentos de imaginação e refle-
xão de temas atuais; e o último, para
promover brincadeiras e atividades lú-
dicas mediadas pelos professores.
Desde a sua inauguração, a Brinque-
doteca vem agradando a todos. O lu-
gar trouxe mais interatividade e pontos
qualitativos ao desenvolvimento do
corpo discente e ao trabalho da equipe
pedagógica. Por meio do projeto, tem
sido possível constatar que a educa-
ção, a leitura e os jogos são estratégias
Alunos da Educação Infantil soltama
imaginação no cantinho da fantasia
Roda de leitura comestudantes
do EnsinoMédio
valiosas no processo de ensino-apren-
dizagem.
Para a professora de Língua Portugue-
sa do Ensino Médio, Vânia Carvalho, se
bem aproveitada e direcionada para o
propósito da aprendizagem, a tecno-
logia é uma ferramenta de estímulo
à compreensão social e linguística. A
educadora utiliza o espaço para po-
tencializar a literatura clássica com
recursos da internet. “O ambiente vir-
tual, através de jogos, músicas e redes
sociais, faz com que as obras literárias
da Brinquedoteca sejam contextuali-
zadas”, afirma Vânia.
As crianças de Educação Infantil do
Colégio utilizam o espaço para viven-
ciar momentos de contação de his-
tórias e participar deles com uso de
fantoches e da criação coletiva de um
livro gigante. De acordo com a profes-
sora Nathália Schumacker, “tais ativida-
des têm como objetivo desenvolver o
hábito e o prazer da leitura e, principal-
mente, tornar as aulas mais atraentes
aos olhos das crianças”.
Reconhecendo o sucesso do projeto
para promover a interação entre os
educandos, com atividades lúdicas e
pedagógicas, a diretora Patrícia Vinha
afirma que o espaço tem permitido
aos jovens se tornarem seres culturais
críticos e com autonomia social.