Institucional CNEC
14
• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
Projeto interdisciplinar
despertao interesse
de todos
Colégio Cenecista Orlando Rangel – São Gonçalo/RJ
A
equipe pedagógica da CNEC Or-
lando Rangel convidou seus alunos
para embarcarem em uma viagem ex-
ploratória do nosso sistema solar. Por
meio do projeto interdisciplinar “Histó-
rias que oMundo Conta” e do subtema
trabalhado no primeiro trimestre deste
ano letivo – “Uma Viagempela História
da Humanidade” –, professores e alu-
nos do 1º ao 5º ano do Ensino Funda-
mental viajaram no tempo para enten-
der o surgimento do sistema solar, as
teorias que envolvem a formação e o
alinhamento dos planetas, a Lua e suas
fases etc.
As atividades propostas foram desen-
volvidas com vídeos, fotografias, re-
portagens e pesquisas trazidas pelos
alunos e professores para a sala de
aula. No decorrer do projeto, foram
trabalhados conceitos matemáticos e
científicos, bem como conteúdos de
História, Geografia e Língua Portugue-
sa.
O produto final do projeto foi a con-
fecção de satélites de material reciclá-
vel e de maquetes sobre os planetas,
iniciados na escola pelos estudantes e
finalizados em casa, com auxílio dos
responsáveis. A culminância do tra-
balho desenvolvido se deu com a ex-
posição dos satélites e maquetes nos
murais da escola e com uma grande
satisfação das crianças em adquirir e
reter informações sobre as teorias que
envolvem o sistema solar.
Muitos pais relataram que observa-
ram maior interesse das crianças em
executarem as atividades propostas
pelo Colégio, já que elas se sentiram
parte do processo de aprendizagem.
De acordo com a professora Evellyn,
envolvida diretamente na elaboração
do projeto, além das crianças, os pais
também se comprometeram com ele
desde o início, concretizando, assim,
um dos objetivos da escola, que é o de
trazê-los ao ambiente escolar para for-
talecer os valores familiares.
Para a coordenadora pedagógica Cín-
tia Menezes, práticas como essa en-
volvem e despertamo interesse não só
dos alunos, mas também de todos os
que estão envolvidos com a aprendi-
zagem deles. “Trazer um trabalho di-
ferenciado para a sala de aula resulta
em um maior comprometimento e
satisfação por parte de todos os envol-
vidos”, declara Cíntia.
Exposição dasmaquetes e dos satélites elaborados pelos estudantes durante o projeto