Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  14 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 14 / 82 Next Page
Page Background

Institucional CNEC

14

• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015

Projeto interdisciplinar

despertao interesse

de todos

Colégio Cenecista Orlando Rangel – São Gonçalo/RJ

A

equipe pedagógica da CNEC Or-

lando Rangel convidou seus alunos

para embarcarem em uma viagem ex-

ploratória do nosso sistema solar. Por

meio do projeto interdisciplinar “Histó-

rias que oMundo Conta” e do subtema

trabalhado no primeiro trimestre deste

ano letivo – “Uma Viagempela História

da Humanidade” –, professores e alu-

nos do 1º ao 5º ano do Ensino Funda-

mental viajaram no tempo para enten-

der o surgimento do sistema solar, as

teorias que envolvem a formação e o

alinhamento dos planetas, a Lua e suas

fases etc.

As atividades propostas foram desen-

volvidas com vídeos, fotografias, re-

portagens e pesquisas trazidas pelos

alunos e professores para a sala de

aula. No decorrer do projeto, foram

trabalhados conceitos matemáticos e

científicos, bem como conteúdos de

História, Geografia e Língua Portugue-

sa.

O produto final do projeto foi a con-

fecção de satélites de material reciclá-

vel e de maquetes sobre os planetas,

iniciados na escola pelos estudantes e

finalizados em casa, com auxílio dos

responsáveis. A culminância do tra-

balho desenvolvido se deu com a ex-

posição dos satélites e maquetes nos

murais da escola e com uma grande

satisfação das crianças em adquirir e

reter informações sobre as teorias que

envolvem o sistema solar.

Muitos pais relataram que observa-

ram maior interesse das crianças em

executarem as atividades propostas

pelo Colégio, já que elas se sentiram

parte do processo de aprendizagem.

De acordo com a professora Evellyn,

envolvida diretamente na elaboração

do projeto, além das crianças, os pais

também se comprometeram com ele

desde o início, concretizando, assim,

um dos objetivos da escola, que é o de

trazê-los ao ambiente escolar para for-

talecer os valores familiares.

Para a coordenadora pedagógica Cín-

tia Menezes, práticas como essa en-

volvem e despertamo interesse não só

dos alunos, mas também de todos os

que estão envolvidos com a aprendi-

zagem deles. “Trazer um trabalho di-

ferenciado para a sala de aula resulta

em um maior comprometimento e

satisfação por parte de todos os envol-

vidos”, declara Cíntia.

Exposição dasmaquetes e dos satélites elaborados pelos estudantes durante o projeto