Institucional CNEC
20
• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
Guardiõesdomeio
ambiente
Instituto de Educação Cenecista General Canabarro – Teutônia/RS
A
curiosidade, a necessidade de saber e compre-
ender, os questionamentos e o desejo de cons-
truir conhecimento são elementos-chave para o
desenvolvimento de projetos.
Ensinar por meio de projetos é uma forma clara de
vincular a teoria à prática, visando a alcançar ob-
jetivos, como tornar a relação entre o ensinar e o
aprender significativa; oportunizar e vivenciar mu-
danças na organização dos conhecimentos esco-
lares. Por meio dessa metodologia, também é pos-
sível fomentar habilidades interpessoais que, por
vezes, no ambiente da sala de aula, podem não ser
apresentadas e/ou potencializadas.
Nesse sentido, buscando relacionar teoria com
prática, o Instituto de Educação Cenecista General
Canabarro, em Teutônia (RS), realizou no primeiro
semestre deste ano, com alunos do 7º ano do En-
sino Fundamental, coordenados pela professora de
Ciências Ani da Silva, o Projeto Guardiões do Meio
Ambiente.
Esse projeto consiste em coletar óleo para, a partir
dele, realizar a produção de sabão líquido, reciclan-
do o óleo e a embalagem a ser utilizada. O trabalho
visa a desenvolver a conscientização da preserva-
ção do meio ambiente, por meio do descarte ade-
quado do óleo de cozinha saturado e da utilização
de garrafas pet como embalagem. Além disso, os
alunos realizam estudos em que relacionam a Ma-
temática com conteúdos de proporção e análise de
resultados, complementando o trabalho de sala de
aula.
O projeto também objetiva o desenvolvimento e
fortalecimento de habilidades para o trabalho em
equipe, já que todo o processo proporciona essa vi-
vência. Coordenação de grupos, mediação de con-
flitos, pensamento sistêmico, poder de argumenta-
ção, proatividade e versatilidade na comunicação
são alguns exemplos de habilidades sociais e emo-
cionais vivenciadas durante a execução do projeto.
É importante ressaltar que essas atividades vêm
acompanhadas por uma experiência de exercício
de cidadania por parte dos alunos. Após todo o
processo de recolhimento, análise e produção do
material, os alunos realizaram algumas visitas e pa-
lestras, nas quais tiverama oportunidade de interagir
com a comunidade, a fim de conscientizá-la a res-
peito do cuidado com o meio ambiente, explanar
sobre o processo produtivo e doar o resultado de
seu trabalho.
Demonstração do processo de reciclagem
Estudantes do 7°ano participantes do Projeto