Institucional CNEC
26
• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
ProjetodaCNEC
Lajeadoune teoria
eprática
Colégio Cenecista João Batista de Mello – Lajeado/RS
N
a CNEC de Lajeado (RS), a apren-
dizagem ultrapassa os limites ins-
titucionais da sala de aula. E as turmas
do 2º ano do Ensino Fundamental pu-
deram vivenciar bem essa prática, no
primeiro semestre deste ano, com o
projeto “Somos umPedacinho do Uni-
verso Cheio de Vida”.
A iniciativa do Colégio, de comple-
mentar com a prática a teoria apren-
dida em sala, envolveu alguns temas
e atividades estudadas em disciplinas
como Geografia, Ciências, Artes, Edu-
cação Física e Língua Portuguesa.
Primeiramente, os alunos tiveram con-
tato com os conhecimentos didáticos
sobre o surgimento do universo, dos
planetas e da Terra. Depois disso, pu-
deram colocar em prática os assuntos
estudados com a visita ao planetário
do Centro Universitário Univates – lo-
cal onde os universitários realizam ofi-
cinas sobre o universo – e observar es-
truturas geométricas por meio de uma
caminhada pela cidade.
No planetário, as crianças puderam in-
teragir e participar de simulações que
as aproximaram do universo. Além dis-
so, os alunos tiveram a oportunidade
de conhecer a cobertura do prédio do
Centro Universitário, onde observaram
mais de perto, com o uso de um teles-
cópio moderno, a Lua e alguns plane-
tas, como Vênus e Júpiter.
Durante o passeio pela cidade, os dis-
centes enriqueceram seu conheci-
mento pesquisando o espaço em que
vivem: sua casa, sua rua, seu bairro...
Eles analisaram, com a orientação dos
Visita ao planetário da Univates
Caminhada pela cidade de Lajeado/RS
professores, diferentes tipos de ruas
(pavimentadas, de asfalto, de parale-
lepípedos) e casas (sobrados, aparta-
mentos, casas de formas geométricas,
residenciais e comerciais).
A finalização do projeto se deu com a
produção de maquetes feitas de suca-
tas, inspiradas nas observações realiza-
das desde o início dos estudos.
Os pais dos alunos se mostraram sa-
tisfeitos com a iniciativa do Colé-
gio, certos de que, assim, as crianças
aprendem mais. “Tudo o que a gente
aprende na prática tem mais sentido”,
defende Margareth, mãe de um aluno
do Colégio.
Da mesma forma, os professores en-
volvidos concordam que levar a prá-
tica à aprendizagem das crianças po-
tencializa o ensino. “Acredito que todo
conhecimento só se torna aprendiza-
gem quando faz sentido para as crian-
ças, na teoria e na prática”, confirma a
docente Angélica.
O trabalho desenvolvido foi muito sig-
nificativo para as crianças, já que elas
se envolveram nas atividades propos-
tas, integrando de forma mais con-
creta os conteúdos desenvolvidos e o
convívio com os colegas.