Institucional CNEC
25
ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015 •
CNECManaus
promoveProjeto
Semear
Centro Educacional Eduardo Ribeiro – Manaus/AM
D
iante dos noticiários da mídia, fi-
camos perplexos diante de tantas
notícias sobre corrupção, quando a
falta de ética se sobressai aos valores,
e a ordem dos fatos é retorcida. Nesse
emaranhado, perguntamo-nos: O que
fazer? Esse é o futuro que almejamos
para os jovens? Que herança deixare-
mos para nossas crianças? Pensando
nesses dilemas, o Centro Educacional
Eduardo Ribeiro, em Manaus (AM), de-
senvolveu o “Projeto Semear – Edu-
cação Política na Escola”, que trabalha
comametodologia de Paulo Freire so-
bre a leitura de mundo com seus ran-
ços e avanços, buscando desenvolver
nos estudantes uma opinião clara so-
bre aquilo que atualmente é proposto
a todos.
O Projeto Semear tem como objetivo
promover reflexões sobre os temas so-
ciais e políticos da cidade na qual mo-
ramos, do Brasil e do mundo. Ele busca
ampliar o debate sobre situações viven-
ciadas em nosso cotidiano que atingem
diretamente nosso povo, além de bus-
car ser o elo interdisciplinar na propos-
ta pedagógica do Exame Nacional de
Escolas Cenecistas (ENEC), pois aborda
situações atuais de amplitude, como éti-
ca, corrupção, sociedade de consumo,
biodiversidade, meio ambiente, voto
consciente, qualidade de vida, relações
sociais (família) e tecnologia, enfim, situ-
ações que tocamonosso “ser” eonosso
“viver”.
A cada trimestre letivo, esse projeto
prevê debates em sala de aula, pales-
tras e vídeos, que construam nos en-
volvidos uma identidade cidadã por
meio do diálogo, da discussão, da
reflexão e da criticidade, levando ao
exercício das habilidades que o cida-
dão de direito vivendo na pólis (cida-
de) precisa conhecer: saber votar, rei-
vindicar seus direitos e conhecer seus
deveres. Isso é de fundamental impor-
tância no diálogo social, no qual todos
somos protagonistas nas nossas dores
de cada dia.
No primeiro trimestre deste ano, den-
tre as ações propostas pelo Projeto, os
alunos da CNEC Manaus visitaram as
dependências da Assembleia Legisla-
tiva de Amazonas, conversaram com
políticos e participaram da plenária do
dia, atividade que agregou valores e
conhecimento.
O projeto não possui vínculo partidário
nem adere a nenhuma ideologia. Seu
objetivo é formar o cidadão crítico e
coerente com a sua vida e com a vida
em sociedade. Aborda temas como
formação ética e cidadania; política no
cotidiano; atitudes de respeito ao patri-
mônio público, solidariedade e repúdio
a injustiças; estrutura básica de funcio-
namento da máquina político-admi-
nistrativa na esfera municipal e estadu-
al; função dos representantes (legislar,
fiscalizar e representar politicamente a
sociedade); voto consciente; relação
entre poder e mídia; sustentabilidade;
entre outros.
Estudantes participantes a caminho da Assembleia Legislativa de Amazonas
Professores envolvidos no Projeto Semear