Saladeaula:
Complexidade,
CulturaeSociedade
Palavra doMestre
Centro Educacional Alvaro Botelho Maia, Manaus/AM
Taniouska de Silva e Souza
T
emos como paradigmas condutas
sociais que devem ser alcança-
das pelo indivíduo, para sua aceitação
na sociedade, e a escola é indicada e
reconhecida como o lugar para que
esses comportamentos sejam conhe-
cidos e assimilados. Para o desenvol-
vimento dos alunos em uma sala de
aula, é importante que o nivelamento
seja trabalhado pelo professor de for-
ma que o aprendizado seja alcançado
pela maioria; mas, nesse nível deseja-
do, está intrínseco o que a sociedade
entende como indivíduo ideal. Tudo
isso nos remete à padronização e,
muitas vezes, nos vemos exigindo isso
dos nossos alunos.
Diante dessa realidade, pretendo lan-
çar um olhar sobre a sala de aula, re-
conhecendo sua complexidade em
relação à diversidade cultural dos
alunos. O nivelamento como preparo
para a assimilação do conhecimento
pode estar virando as costas para uma
análise mais aprofundada da realidade
vivida pelas pessoas e anulando con-
tribuições valiosas por parte do dis-
cente em relação às suas experiências,
impedindo a troca de conhecimentos
Professora Taniouska Souza