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• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
Palavra do Diretor Executivo
SéculoXXI–
DesafiosEducacionais
Assumir a missão de educar nos dias
atuais remete a inúmeros desafios e
conflitos. Fomos – refiro-me aos que
nascemos no século passado – há
poucos anos, acostumados a modelos
de educação muito diferentes daque-
les que se apregoam na contempo-
raneidade. Havia um modelo de vida,
de relacionamento e de disciplina no
contexto familiar que, nos dias de hoje,
está mudado. As relações sociais eram
orientadas por práticas que hoje, mes-
mo nos recantos mais afastados dos
grandes centros, mudaram. A escola
era o local onde se buscava o conhe-
cimento; onde a pessoa do professor
era, normalmente, a única referência
de informações novas. O professor
tinha como grande missão passar aos
alunos (palavra que significava “sem
luz”) os seus conhecimentos. Esses,
por sua vez, os armazenavam, deco-
ravam para repeti-los nas avaliações,
obtendo nota e diploma. Portanto os
infantes eram compreendidos como
minúsculos seres, nascidos como tá-
bulas rasas, os quais, para crescerem,
eram totalmente dependentes daquilo
que os adultos (pais, professores, entre
outros) lhes transmitissem.
Hoje o cenário mudou. Para ilustrar
cenas do nosso cotidiano, num sába-
do desses estávamos eu e minha es-
posa almoçando em um restaurante
quando algo nos chamou a atenção.
Ali estava um garotinho, um ano e
pouco, chupeta na boca, manuseando
com maestria, de forma muito con-
centrada, a tela do seu celular.
Questionamos como colocar essas
crianças sentadas durante um turno
inteiro, quietas, “disciplinadas” em uma
sala de aula desenvolvendo atividades
diante das quais elas se perguntam:
Por que estou fazendo isso? Onde vou
usar isso?
Como fazer com que fiquem duas,
três horas sentadas quietas copiando
coisas de um quadro ou assistindo a
longas explanações projetadas na pa-
rede em
datashow
? Como mantê-las
sentadas assistindo a explicações dos
professores em lousa eletrônica sem
interagir, ou ainda em atividades de la-
boratórios onde recebem informações
que não as provocam, que não têm re-
lação significativa com o contexto em
que vivem?
Para as crianças de hoje, esse ambien-
te educacional produz desinteresse,
indisciplina, cansaço, com produção
de conhecimento praticamente nulo.
E pior, leva, sempre mais, ao aumen-
to alarmante de atendimentos nas
coordenações de orientação educa-
cional nas escolas e nos consultórios
especializados, buscando soluções
para problemas de aprendizagem, de
hiperatividade, entre outros. São lou-
váveis os avanços de atendimento a
necessidades especiais dos infantes
nas instituições educacionais, no en-
tanto muitos desses problemas não
são originários de problemas de saúde.
O problema está relacionado à didáti-
Professor Dr. Adelar Hengemühle – diretor executivo CNEC
Professor Dr. Adelar Hengemühle –
Diretor Executivo CNEC