Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  4 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 4 / 82 Next Page
Page Background

4

• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015

Palavra do Diretor Executivo

SéculoXXI–

DesafiosEducacionais

Assumir a missão de educar nos dias

atuais remete a inúmeros desafios e

conflitos. Fomos – refiro-me aos que

nascemos no século passado – há

poucos anos, acostumados a modelos

de educação muito diferentes daque-

les que se apregoam na contempo-

raneidade. Havia um modelo de vida,

de relacionamento e de disciplina no

contexto familiar que, nos dias de hoje,

está mudado. As relações sociais eram

orientadas por práticas que hoje, mes-

mo nos recantos mais afastados dos

grandes centros, mudaram. A escola

era o local onde se buscava o conhe-

cimento; onde a pessoa do professor

era, normalmente, a única referência

de informações novas. O professor

tinha como grande missão passar aos

alunos (palavra que significava “sem

luz”) os seus conhecimentos. Esses,

por sua vez, os armazenavam, deco-

ravam para repeti-los nas avaliações,

obtendo nota e diploma. Portanto os

infantes eram compreendidos como

minúsculos seres, nascidos como tá-

bulas rasas, os quais, para crescerem,

eram totalmente dependentes daquilo

que os adultos (pais, professores, entre

outros) lhes transmitissem.

Hoje o cenário mudou. Para ilustrar

cenas do nosso cotidiano, num sába-

do desses estávamos eu e minha es-

posa almoçando em um restaurante

quando algo nos chamou a atenção.

Ali estava um garotinho, um ano e

pouco, chupeta na boca, manuseando

com maestria, de forma muito con-

centrada, a tela do seu celular.

Questionamos como colocar essas

crianças sentadas durante um turno

inteiro, quietas, “disciplinadas” em uma

sala de aula desenvolvendo atividades

diante das quais elas se perguntam:

Por que estou fazendo isso? Onde vou

usar isso?

Como fazer com que fiquem duas,

três horas sentadas quietas copiando

coisas de um quadro ou assistindo a

longas explanações projetadas na pa-

rede em

datashow

? Como mantê-las

sentadas assistindo a explicações dos

professores em lousa eletrônica sem

interagir, ou ainda em atividades de la-

boratórios onde recebem informações

que não as provocam, que não têm re-

lação significativa com o contexto em

que vivem?

Para as crianças de hoje, esse ambien-

te educacional produz desinteresse,

indisciplina, cansaço, com produção

de conhecimento praticamente nulo.

E pior, leva, sempre mais, ao aumen-

to alarmante de atendimentos nas

coordenações de orientação educa-

cional nas escolas e nos consultórios

especializados, buscando soluções

para problemas de aprendizagem, de

hiperatividade, entre outros. São lou-

váveis os avanços de atendimento a

necessidades especiais dos infantes

nas instituições educacionais, no en-

tanto muitos desses problemas não

são originários de problemas de saúde.

O problema está relacionado à didáti-

Professor Dr. Adelar Hengemühle – diretor executivo CNEC

Professor Dr. Adelar Hengemühle –

Diretor Executivo CNEC