42
• ANO 04 • Nº 01 • MARÇO DE 2015
InovaçãoDigital
naRedeCNEC
Destaques
Por Vanessa Rodrigues
D
esde que foi disponibilizada comercial-
mente, a Rede Mundial de Computado-
res fez aparecer mais profissões que quatro
décadas de inovações tecnológicas não ti-
veram êxito de criar. Esse é um dos aponta-
mentos encontrados no estudo Evolução da
Internet no Brasil e no Mundo, realizado pelo
Ministério da Ciência e Tecnologia. Com os
avanços possibilitados pelo desenvolvimen-
to das tecnologias de informação e comu-
nicação (TICs), a sociedade contemporânea,
chamada de sociedade pós-industrial, passa
a ser denominada também de sociedade da
informação.
Nesse cenário, destaca-se também o pro-
gresso nas tecnologias da educação, criando
realidades como bibliotecas virtuais, educa-
ção a distância, correio eletrônico, videocon-
ferência, trabalho a distância, entre outras.
No artigo A sociedade da informação e seus
desafios, Jorge Werthein, PHD em educação
com master em comunicação, pela Uni-
versidade de Standford, e Representante da
Unesco no Brasil, destaca que “será essencial
identificar o papel que essas novas tecnolo-
gias podem desempenhar no processo de
desenvolvimento educacional e, isso posto,
resolver como utilizá-las de forma a facilitar
uma efetiva aceleração do processo emdire-
ção à educação para todos, ao longo da vida,
com qualidade e garantia de diversidade.”
Comprometida com a visão de ser reconhe-
cida, até 2019, como instituição de referên-
cia e inovadora em soluções educacionais,
a CNEC reconhece o papel estratégico das
tecnologias educacionais para alcançar suas
metas. Nas próximas páginas, você conhe-
cerá mais sobre duas inovações recentes da
CNEC: a Plataforma Sophia e os recursos dis-
poníveis nos novos sites da Rede.
Comprometida com a visão de ser reconhecida, até 2019,
como instituição de referência e inovadora em soluções
educacionais, a CNEC reconhece o papel estratégico das
tecnologias educacionais para alcançar suas metas