Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

O interesse de um grupo de alunos em repassar o conteúdo aprendido em aulas de ciências e história aos demais colegas levou a professora Tatiana Bianca Basso a criar o Telejornal na Escola. Bem-sucedido, o projeto foi um dos vencedores da quarta edição do Prêmio Professores do Brasil.

Desenvolvido nas turmas A e B do quinto ano (quarta série) da Escola de Ensino Básico Júlia Lopes de Almeida, de Blumenau, Santa Catarina, a partir de abril deste ano, o projeto partiu de uma experiência-piloto, com o nome de Repórter por um Dia. Os alunos das duas turmas, divididos em equipes, ficaram responsáveis pela seleção do conteúdo a ser apresentado. À professora coube fazer a gravação das apresentações, com uma câmera digital. O sucesso foi tão grande que o projeto foi ampliado. Então, surgiu a ideia de fazermos um noticiário educativo, a ser apresentado no pátio da escola, no horário do almoço, com assuntos de interesse de todos os estudantes, como dicas e curiosidades, além de informações sobre os trabalhos realizados na escola, conta Tatiana.

Os alunos passaram a fazer entrevistas com diferentes personagens  diretor da escola, professores, estudantes e merendeiras  e incluíram temas como a história da escola e preservação ambiental. Eles sugeriram à professora a inclusão do telejornal na internet. Assim, todo o conteúdo foi inserido no Orkut, com fotos e vídeos de todo o trabalho das turmas. Os estudantes também criaram um blog, que funciona como um portal de comunicação, para divulgar informações sobre a escola.

Mudanças  Formada em pedagogia, com habilitação em séries iniciais, pós-graduação em interdisciplinaridade e 12 anos de experiência no magistério, Tatiana observa muitas mudanças nos alunos a partir da execução do projeto. Há melhorias na auto-estima, expressão corporal, oralidade, produção escrita e conhecimento básico, com as tecnologias de informação e de comunicação (Tics), observa. Também há troca de experiências e maior cooperação entre eles.

Alguns alunos se destacaram na função de repórter e foram convidados pela TV da Universidade Regional de Blumenau para fazer a cobertura jornalística de jogos escolares. Eles já estão fazendo trabalhos de reportagem. Com isso, passam a acreditar nos sonhos e a pensar no futuro profissional, ressalta a professora.

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14816