Terça-feira, 29 de Março de 2011

Estresse infantil pode prejudicar desempenho escolar (29 03)Os pais de Aline* procuraram ajuda psiquiátrica quando a filha de 8 anos começou a tirar notas baixas na escola e a brigar constantemente com colegas da aula e com a irmã mais nova. A irritabilidade da menina chegou a um ponto tão alto que ela passou a confrontar também a babá e a professora. Depois de algumas sessões de terapia, o problema foi identificado e o diagnóstico pegou os pais de surpresa. Aline estava sofrendo de estresse, uma doença que tem se tornado cada vez mais comum em crianças pequenas.

A irritabilidade constante de Aline e as noites de insônia da menina de 8 anos foram explicadas quando sua vida atribulada foi observada. Quando tinha 6 anos, Aline começou a frequentar aulas de informática, balé, natação e inglês. Sem tempo para brincar, a menina começou apresentar sinais de que algo estava errado. O estresse apareceu em forma de irritação e baixo desempenho escolar.

Segundo a médica psiquiatra Sofia Bauer, o estresse é considerado um mal da vida adulta. Porém, quando uma criança passa a ter ocupações e um ritmo de vida acelerado como um "adultinho", esta doença psíquica pode atingir os pequenos. "A principal causa de estresse infantil são os traumas. Trauma quer dizer que a criança passa por uma situação que ela não tem a menor condição de lidar. Pode ser desde uma simples tarefa que não sabe fazer à perda de um dos pais. Atualmente, o exagero de atividades infantis começa a ser um tipo de formador de estresse grave e muito comum. Isso ocorre porque as crianças não têm tido tempo para brincar e estão sempre ocupadas", diz Sofia.

Leia o restante da matéria clicando aqui

fonte: http:noticias.terra.com.br/educacao/noticias/