Quinta-feira, 26 de Maio de 2011

Professores buscam alternativas para fazer alunos gostarem de química (26 05)Português, matemática, física, biologia... entre todas disciplinas cobradas nos vestibulares nenhuma delas é tão temida e muitas vezes odiada quanto química. A ciência que trata da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as regem, virou até a música de sucesso "Química",  de autoria de Herbert Vianna e gravada na voz de Renato Russo, da Legião Urbana. Estudar química aparece para muitos estudantes como algo abstrato e bem distante do cotidiano.

Veja ao lado a opinião de estudantes e professores sobre o ensino de química

Aplicar o que é ensinado na sala de aula é muito difícil. Química é uma matéria que você tem muitas fórmulas, mas não consegue visualizar o conteúdo, diz a estudante Mariana Richa. Os jovens acreditam que a prática nos laboratórios e exemplos corriqueiros facilitam a absorção do conteúdo. A química está nos cosméticos, nos transgênicos", diz a estudante Regina Lopes. "É fundamental saber como a química é importante para a nossa vida", destaca.

Os professores reconhecem que ensinar química requer muita habilidade. Além de química ser uma matéria difícil, os professores não têm preparo para dar uma aula divertida e interativa, diz André Pimentel coordenador do curso de química da PUC-Rio. É preciso utilizar novos recursos no computador, jogos interativos e novas metodologias de ensino os alunos vão conseguir ser atraídos pela disciplina. Se o professor ficar só no giz não vai conseguir atrair a atenção do estudante. Hoje, o aluno precisa que o assunto que está sendo ensinado seja transmitido numa forma diferente, com muita tecnologia.

Leia o restante da matéria clicando aqui

fonte: http:g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/