Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012
Tema
O tema de redação próximo ao cotidiano e questões que envolviam mais interpretação que conteúdo específico deixaram a prova do último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mais fácil, segundo os estudantes que realizaram o exame na tarde desta segunda-feira (17), em Araraquara (SP). Com o tema "Escrever: o trabalho e a inspiração", os vestibulandos tiveram que fazer uma dissertação sobre um tema próximo de sua realidade. "O tema está em alta, é algo que faz parte do nosso dia a dia, por isso foi fácil dissertar sobre", afirma o estudante Diego Ramos Biondo, de 22 anos, que presta o vestibular para engenharia elétrica. "Achei a prova bem melhor e mais fácil que a de ontem", comenta.
O tema foi abordado durante o ano nas aulas preparatórias da estudante Mariana Oliveira, de 17 anos, que faz a prova para o curso de biomedicina. "Já tinha visto esse tema durante o ano, por isso foi fácil de escrever, já que tinha muita coisa para abordar", fala. "Escrevi sobre a importância de saber escrever bem, mesmo com tanta tecnologia que existe no nosso cotidiano", relata.
Para o vestibulando Bruno Arruda Mascaro, de 18 anos, que presta odontologia, o tema também foi fácil, o que fez com que ele gastasse pouco tempo na redação. "Fiz em uma hora, era um tema tranquilo, diferente da prova que eu fiz no meio do ano", comenta. Segundo ele, as questões também estavam fáceis. "Tinha muita interpretação nas questões de português, não precisava saber muita coisa", afirma.
O vestibular
Dos 94,5 mil inscritos, 45.639 candidatos foram convocados para a segunda fase. São oferecidas 7.014 vagas em 165 opções de cursos, disponíveis em 23 cidades. Segundo a Vunesp, a concorrência geral é de 13,5 candidatos por vaga, mas alguns cursos tiveram procura maior. O mais concorrido é o de medicina, oferecido no campus de Botucatu: nesta edição, a relação é de 185,3 candidatos por vaga. O curso de direito diurno em Franca tem 63,8 concorrentes para cada vaga disponível, e o de engenharia química em Araraquara recebeu 57,8 inscrições por vaga. No total, o número de inscritos no vestibular da Unesp aumentou 2,68% em relação ao ano passado, quando 91.884 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
Relacionados
Tablet de menos de 1kg vira caderno, livro e apostila de alunos no Brasil
Instituições de ensino no país substituem as apostilas por tablets. Professores e alunos também trocam...
Tablets ajudam a entreter as crianças nas férias com jogos e aplicativos
Crianças cada vez menores aderem à febre dos tablets. Veja 10 dicas de games e programas para o público...
Tablet vira brinquedo e recurso pedagógico em escolinha infantil
Escola bilíngue do Rio usa aparelho em atividades com crianças de 2 anos.
Taxa de alfabetização plena no Brasil está estagnada há 10 anos
Telejornal na escola amplia colaboração entre alunos
Tema de redação da 2ª fase da Unesp é considerado fácil por estudantes
Candidatos dissertaram sobre o tema "Escrever: trabalho e inspiração". Mais de 45 mil candidatos aprovados...
Tema do ENEC 2012
UFSCar adapta cursos à distância para alunos com deficiência física
Estudantes de sistemas de informação têm acesso a ferramentas inclusivas
Unesp recebe inscrições para o vestibular 2013 a partir de segunda
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe a partir de segunda-feira as inscrições para o vestibular...
Unicamp cria graduação para alunos de escolas públicas de Campinas
Serão 120 vagas para estudantes com melhor desempenho no Enem. Expectativa é de que o programa tenha...