Sábado, 26 de Dezembro de 2009
Uma escola com cursos voltados para jovens homossexuais, principalmente com idades entre 12 a 18 anos, deve ser inaugurada em março de 2010 em Campinas, a 93 km da capital paulista. O projeto da Escola Jovem LGBT é um dos 300 vencedores do edital Pontos de Cultura, uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério da Cultura. O objetivo do edital era apoiar iniciativas de fomento, difusão, produção e formação cultural, segundo a Secretaria de Estado da Cultura. Foram recebidas mais de 1.100 inscrições vindas de 249 cidades paulistas entre junho e agosto. Os 300 vencedores, anunciados em novembro, irão receber R$ 180 mil ao longo de três anos.
O projeto da escola é do Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados, que trabalha desde 2001 com adolescentes homossexuais. De acordo com o jornalista e educador Deco Ribeiro, de 37 anos, diretor da escola, serão oferecidos cursos voltados para a área cultural. Queremos dar ferramentas para o jovem gay poder se expressar para a sociedade. Vai se um espaço aberto para o jovem expressar sua sexualidade, afirma.
Haverá aulas de criação de zines, revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro e performance drag. Os cursos, divididos em módulos, serão gratuitos e abertos também para o público heterossexual. Segundo Ribeiro, o objetivo é também incentivar essa interação. O material produzido pelos alunos será distribuído gratuitamente em todo o estado. A escola funcionará no Centro de Campinas, mas o local ainda não estava definido até esta quarta-feira (23). Ribeiro disse que há uma verba para o pagamento dos professores, que ainda não foram selecionados. A gente já tem recebido bastante procura de professores querendo dar aula, antes mesmo de a começar a procurar, afirmou. Para quem mora fora de Campinas, haverá uma seleção para bolsas, que irão custear passagens e alimentação. O jovem poderá escolher entre módulos oferecidos em diferentes horários. O projeto irá durar três anos e, após esse período, ele receberá um certificado. Os interessados devem escrever para o e-mail: escola@e-jovem.com.
fonte: http:g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1425026-5605,00-CAMPINAS+TERA+ESCOLA+COM+CURSOS+VOLTADOS+PARA+JOVENS+GAYS.html
Relacionados
Sindicato nacional decide pelo fim da greve nas universidades federais
Suspensão unificada será comunicada às instituições até a sexta-feira (21). Comando nacional de greve...
Sistema de Ensino CNEC, moderniza atendimento virtual
Professores do Sistema de Ensino CNEC têm atendimento ao vivo
Sistema tem 692 mil inscritos até o meio-dia desta quarta
SISU - Confira a lista de aprovados
Sisu oferece 16 mil vagas em 35 universidades a partir de quinta-feira dia 10
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 16 mil vagas em 35 instituições...
SP - Campinas terá escola com cursos voltados para jovens gays
SP lança programa para alunos deficientes nas escolas
Projeto prevê orientação de pais e educadores para lidar com crianças deficientes
STF decide, por unanimidade, pela constitucionalidade das cotas raciais
Supremo julgou ação do DEM que questionou sistema de cotas da UnB. Ministros entenderam que cotas são...
STF decide que MEC não deve marcar outra data do Enem para alunos judeus
Sudeste e Nordeste concentram 62% das vagas do SiSU
Das 83.125 vagas, 32% estão no Sudeste; Nordeste conta com 30%. Inscrições ocorrem entre 16 e 18 de...