Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010
Orientações para o ENEC 2010 2o ano Ensino Fundamental
A exemplo dos anos anteriores, o ENEC (Exame Nacional das Escolas Cenecistas) é instrumento de coleta de dados para geração de relatórios que permitam às Unidades Cenecistas dispor de instrumentos de controle e de gestão da aprendizagem, de modo que, pela análise dos relatórios, seja possível utilizar os recursos disponíveis para a solução dos problemas detectados, bem como para a ampliação de melhorias detectadas.
Quanto à Avaliação deste ano, no 2o ano do Ensino Fundamental, faz-se necessário esclarecer que:
" apresentará um texto-base, que constitui uma unidade mínima significativa, cuja linguagem é adequada à série/ano, respeitando-se o nível de alfabetização dos alunos. É importante salientar que a escolha, não só do texto-base, mas também dos textos complementares, tem como pressuposto a autonomia do aluno em relação à leitura. Além disso, para evitar o questionamento junto ao professor durante a aplicação da Avaliação, no rodapé de cada página, quando se fizer necessário, haverá um glossário. Desse modo, o aluno fará a avaliação com segurança, sem necessitar da ajuda do professor-aplicador;
" conforme já se notificou, haverá 20 questões, cujos formatos serão basicamente dois: um de respostas construídas e outro de respostas de reconhecimento. No primeiro caso, o aluno elaborará uma resposta que poderá ser, por exemplo, completar uma sentença, uma sequência numérica e/ou solucionar situações-problema. No segundo caso, cujas questões são de múltipla escolha, o aluno deverá selecionar apenas uma resposta correta, dentre quatro alternativas oferecidas. As restantes possibilitarão raciocínios plausíveis, sem, no entanto, serem corretas, de acordo com o seu enunciado e comando;
" serão cobrados conteúdos e habilidades já previstos no Conteúdo Programático / 2010 e em consonância com os PCNs e com os descritores do SAEB;
" não serão utilizados enunciados nos quais apareçam expressões negativas, como não está correta a... ou assinale a resposta incorreta;
" a Avaliação terá a duração de 3 horas e 30 minutos;
" não será utilizado Cartão de Respostas;
" será exigida letra legível nas questões discursivas;
" a Avaliação será devolvida, tal como realizada pelo aluno, ao professor-aplicador;
" a Unidade Cenecista empacotará, por turma (caso haja mais de uma), as Avaliações, remetendo-as à Unidade Cenecista de Uberaba, juntamente com os Cartões de Respostas preenchidos das demais séries/anos, para que sejam corrigidas por equipe específica.
As Avaliações do 2o ano serão corrigidas por uma equipe de docentes que, capacitada para tanto, já vivenciou correções, por vários anos, de Avaliações feitas por alunos dessa faixa etária em outros ambientes.
Após a plena utilização dos dados coletados, as Avaliações serão devolvidas às Unidades Cenecistas em momento oportuno.
Relacionados
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira, 15, a lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
O processo seletivo 2010/2 do ProUni terá uma etapa única de inscrição, de 15 a 19 de junho, com seis chamadas subsequentes.
ProUni oferece 60 mil bolsas e inscrições começam hoje
O professor brasileiro não cumpre o currículo escolar
Brasil precisa cobrar e recompensar professor, diz economista israelense
O que o mundo pode aprender com as escolas da Finlândia
Pasi Sahlberg, ativista pelo melhoramento das escolas e diretor de um centro de estudos vinculado ao...
Orçamento da educação é triplicado e governo investe no ensino básico
Orientações para o ENEC 2010 ? 2o ano ? Ensino Fundamental
Orientações para o ENEC 2010 ? 2o ano ? Ensino Fundamental
Os segredos da educação finlandesa
A Finlândia consegue ter os alunos mais bem preparados do mundo com medidas simples e ênfase na formação...
Os tempos mudaram. A alfabetização também
O computador é hoje a principal ferramenta que introduz as crianças no mundo das letras.
Os três pilares que sustentam a escolha da profissão
Conhecer a si mesmo, saber como será o curso e se informar a respeito do dia a dia da carreira são passos...
O valor da criatividade na escola e no trabalho
O ambiente é fundamental para o desenvolvimento e a prática desta ferramenta tão humana