Terça-feira, 23 de Agosto de 2011
O sistema de educação do Brasil precisa melhorar muito para que o país possa ser considerado como exemplo de um ensino de qualidade. Esta é a avaliação do economista israelense Victor Lavy, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Estudioso dos mais variados métodos de ensino pelo mundo, Lavy considera que mais do que equipar as salas de aula com computadores e tablets, é preciso aprimorar o velho método de ensino do professor com os alunos.
Lavy veio ao Brasil participar de um seminário no Ibmec, no Rio, para falar sobre a economia da educação e suas implicações para as políticas educacionais. Ele já havia visitado o país em 2009, e viu poucas mudanças significativas nestes dois anos. O Brasil ainda tem muito o que melhorar, afirma Lavy. Em entrevista ao G1, por telefone, Lavy estabeleceu algumas medidas que o país deve buscar para ter um ensino de melhor qualidade. Confira:
G1 - O Brasil cresceu economicamente nos últimos anos, mas a qualidade do ensino não tem acompanhado este crescimento. O que é preciso mudar isso?
Lavy Algumas medidas devem ser buscadas. Uma delas é valorizar o trabalho do professor, estabelecendo metas a serem alcançadas e as recompensando com premiação por bom desempenho. Pagar bons salários. Exigir que o currículo escolar seja cumprido à risca, com métodos que permita aferir se os estudantes estão realmente aprendendo o que lhe é ensinado. É importante também mostrar aos pais o valor da boa educação para os seus filhos, para assim insistir que eles continuem na escola.
leia mais aqui
fonte: http:g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia
Relacionados
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro
O que é? Como participar. Etapas de seleção. Premiação
Opinião - Pais erram ao tentar suprir ausência com bens materiais
O ponto fraco do ensino forte
Por que as escolas tradicionais - as primeiras colocadas nos exames nacionais de avaliação - podem causar...
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira, 15, a lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
O processo seletivo 2010/2 do ProUni terá uma etapa única de inscrição, de 15 a 19 de junho, com seis chamadas subsequentes.
ProUni oferece 60 mil bolsas e inscrições começam hoje
O professor brasileiro não cumpre o currículo escolar
Brasil precisa cobrar e recompensar professor, diz economista israelense
O que o mundo pode aprender com as escolas da Finlândia
Pasi Sahlberg, ativista pelo melhoramento das escolas e diretor de um centro de estudos vinculado ao...
Orçamento da educação é triplicado e governo investe no ensino básico
Orientações para o ENEC 2010 ? 2o ano ? Ensino Fundamental
Orientações para o ENEC 2010 ? 2o ano ? Ensino Fundamental
Os segredos da educação finlandesa
A Finlândia consegue ter os alunos mais bem preparados do mundo com medidas simples e ênfase na formação...