Quinta-feira, 08 de Setembro de 2011
Quando se mudou para Curitiba, Beatriz Carcavallo, 42 anos, decidiu matricular os dois filhos em uma escola de classe média alta, considerada exigente e competitiva. No momento em que as notas do filho mais velho, hoje com 13 anos, começaram a cair, Beatriz achou que fosse normal. Só depois que o adolescente passou a se consultar como uma psicopedagoga e com uma psicóloga, como sugestão da própria escola, é que a mãe percebeu que muita coisa estava errada. Quando me foi dado o laudo, fiquei espantada. As crianças tiravam sarro dele na sala. Meu filho teve cinco camisetas picotadas com tesoura por colegas na sala. E o colégio nunca tomou uma atitude, afirma.
Embora já conhecesse algumas das situações vividas pelo filho, Beatriz conta que não havia notado a proporção do problema e preferiu mudar o adolescente para a escola Sagrado Coração de Jesus. Hoje ela considera que tão importante quanto o sucesso acadêmico é encontrar uma escola que trabalhe com valores. Hoje meus dois filhos adoram o colégio em que estudam. Eles estão mais felizes e o rendimento melhorou. Há algum tempo, perguntei se eles queriam voltar para a antiga escola e nenhum dos dois quis, diz.
Beatriz não está sozinha. Muitas escolas e muitos pais esperam que os estudantes aprendam no colégio o comportamento adequado em relação a outras crianças e a outros adultos. Para eles, isso é quase tão importante quanto aprender bem matemática ou português. Existe uma imensa influência da escola no desenvolvimento moral e ético dos alunos, porque a criança tende a se projetar muito nos professores e nos próprios colegas. Há uma visão errada de que o ensino é papel da escola e a educação é papel da família. O pai que fica satisfeito apenas pelo fato de o filho passar no vestibular não sabe o real sentido da educação, afirma o professor João Malheiro, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leia mais aqui
fonte: http:www.gazetadopovo.com.br/ensino/
Relacionados
Novo plano prevê erradicação do analfabetismo no Brasil até 2020
Obmep divulga lista para a segunda fase do concurso
O encantamento pela leitura
Formar leitores apaixonados não significa apenas ensinar a juntar letras em sílabas.
O Enem 2009 foi aplicado. E agora? Tire dúvidas
O engenheiro que cria ciência e diversão a partir do lixo
O indiano Arvind Gupta abandonou o emprego na indústria automobilística para se tornar voluntário em...
O ensino de valores na escola
Ninguém duvida de que ensinar matemática, português ou biologia é o principal papel da escola, mas...
O ensino médio e seus caminhos
Um dos principais dilemas da educação contemporânea é aquele que gira em torno da permanência dos alunos...
O importante é cooperar
Ao lado de brincadeiras mais competitivas, professores buscam incluir os chamados ?jogos cooperativos...
Olimpíada de Atualidades premia com viagem a Londres, carro e bolsa
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro
O que é? Como participar. Etapas de seleção. Premiação