Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012
Pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) mostra que metade dos alunos que ingressam nos cursos superiores de licenciatura em física e matemática não se interessa ou tem dúvidas se vai se tornar professor de educação básica. Ao todo foram aplicados 512 questionários para ingressantes nos cursos das licenciaturas em física, matemática e pedagogia e do bacharelado em medicina da USP.
As questões verificaram se os estudantes tinham interesse em ser professores da educação básica, que abrange a educação infantil (de zero 5 anos de idade) e os ensinos fundamental (de 6 a 14 anos) e médio (de 15 a 18 anos). A porcentagem de alunos que não pensava em ser professor ou tinha dúvida sobre essa opção foi de 52% na licenciatura em física e 48% na matemática. Segundo a autora do estudo, a pedagoga Luciana França Leme, estes alunos disseram que optaram por tais cursos porque são gratuitos e porque planejam continuar os estudos com uma pós-graduação. Na pedagogia, 30% descartaram seguir o magistério ou estão em dúvida, contra 60% que afirmaram ter interesse na docência. Entre os estudantes de medicina, 15% responderam que já pensaram em ser professores da educação básica, mas do ensino médio. Luciana Leme afirma que o resultado não surpreende. "A carreira de professor é a que menos paga entre as que exige ensino superior. Como o salário e as condições de trabalho não favorecem, há um desprestígio na carreira. Os alunos querem seguir outras profissões mais bem remuneradas." A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado da pedagoga que resolveu estudar o tema porque estudos indicam uma escassez de professores no Brasil, em especial na área de ciências exatas. A presença de bons professores em sala de aula seria uma das alternativas para reduzir o baixo aprendizado nas escolas públicas em matemática. Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostra que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo do que era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino.
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