Quinta-feira, 18 de Novembro de 2010
O acesso de crianças à creche no Brasil continua baixo. Em 2009, apenas 18,4% da população de até três anos de idade estava na escola. É o que aponta análise do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a partir dos dados da Pnad/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo avalia que o percentual é baixo, já que o PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado em 2000, previa que essa taxa chegasse 30% em 2006. O crescimento entre 1995 e 2009 foi de 0,81 ponto percentual ao ano era de 7,6% e chegou a 18,4%. O acesso também varia de acordo com a cor da criança, o local onde ela vive e a renda da família.
O número de crianças ricas matriculadas em creches é três vezes maior do que o verificado entre as mais pobres. Entre os 20% com menor renda, apenas 11,8% das crianças de até três anos estavam na escola em 2009. Essa taxa supera os 34% entre os 20% com maior renda. Na zona urbana, o acesso à creche é o triplo do verificado na rural 24,1% contra 8,2%. Também há desigualdade entre negros e brancos, embora em grau menor a diferença em 2009 era de 3,3 pontos percentuais entre os dois grupos.
Leia o restante da matéria clicando aqui
fonte: http:noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/
Relacionados
MEC vai ajudar a reconstruir escolas destruídas pelas enchentes
O Ministério da Educação (MEC) irá ajudar na reconstrução das escolas e creches que foram destruídas...
MEC vai divulgar resultados do Enem nesta quinta
MEC vai premiar experiências educacionais inclusivas
MEC veta 10 mil vagas em vestibular de curso a distância
Medida provisória autoriza repasse de R$ 968 milhões para alimentação escolar
Dinheiro deve ser gasto na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar
Menos de 20% das crianças de até três anos têm acesso a creches no país
O acesso de crianças à creche no Brasil continua baixo. Em 2009, apenas 18,4% da população de até três...
Mercadante: escola de tempo integral é o futuro da educação
Mercadante: escola de tempo integral é o futuro da educação
Merenda saudável tem resistência nas escolas, dizem nutricionistas
Preferência por comida industrializada provoca obesidade de alunos.
Metade dos calouros de matemática e física da USP não quer ser professor
Pedagoga ouviu 512 alunos ingressantes da USP. Baixo salário e condições de trabalho seriam motivos...
Ministério começa a distribuir R$ 24 milhões para estados
Um conjunto de oito estados que aderiram ao programa Brasil Alfabetizado neste ano começa a receber...