Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

Lacunas educacionais limitam futuro do BrasilQuando Luiz Inacio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil, no início de 2003, ele emocionadamente declarou que, ao se tornar presidente, havia finalmente obtido seu "primeiro diploma". Um dos presidentes menos instruídos do país - Lula completou apenas a quarta série ginasial - logo se tornou um dos mais amados, retirando milhões da extrema pobreza, estabilizando a economia do Brasil e obtendo um status quase lendário tanto localmente quanto no estrangeiro.

Mas embora Lula tenha sobrepujado seu início humilde, seu país segue lutando. Talvez mais do que qualquer outro desafio no Brasil de hoje, a educação é um obstáculo em seus esforços para acelerar a economia e se estabelecer como uma das nações mais poderosas do mundo, expondo um grande ponto fraco em sua armadura.

"Infelizmente, numa era de concorrência global, o estado atual da educação no Brasil significa que o país provavelmente ficará atrás de outras economias emergentes na busca por novos investimentos e oportunidades de crescimento econômico", concluiu o Banco Mundial num relatório de 2008.

Ao longo da última década, os estudantes do Brasil ficaram entre os piores do mundo ao realizar provas internacionais de conhecimentos básicos como leitura, matemática e ciências, acompanhando outras nações da América Latina como Chile, Uruguai e México.

Leia o restante da matéria clicando aqui

fonte: http:noticias.terra.com.br/educacao