Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2010

Instituições de ensino têm prazo até o dia 22 para aderir ao programa As instituições de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem fazer a adesão a partir desta segunda-feira, 6. O prazo vai até o dia 22 e vale também para as instituições que já participam do programa e pretendam renovar o termo de adesão.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais  a estudantes em instituições particulares de educação superior. Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. Desde o início do programa, foram conferidas 748 mil bolsas a estudantes.

A adesão ao ProUni deve ser precedida de consulta ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal ( Cadin). Portanto, as mantenedoras de instituições de educação superior que ainda não participam do programa precisam fazer o registro específico no sistema informatizado Sisprouni até o dia 16.

A Portaria Normativa nº 24, do Ministério da Educação, define as normas de adesão, que deve ser feita no Sisprouni.

fonte: www.mec.gov.br