Segunda-feira, 28 de Março de 2011

Estudantes apresentam invenções em feira de ciências na USP (28 03)Estudantes de ensino médio de todas as regiões do Brasil apresentaram projetos inovadores na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), ocorrida dentro da USP (Universidade de São Paulo). São 302 inventos de diversas áreas que, entre outras coisas, tratam do cuidado com o ambiente e da acessibilidade de pessoas com deficiência.

Um dos projetos apresentados foi uma cadeira de rodas movida a sopro, criada por três estudantes do curso de eletrônica da escola técnica Francisco Moreira da Costa, localizada em Minas. Um sensor fica na altura da boca do deficiente. Com assopros no aparelho, a cadeira se movimenta - o número de assopros define também a direção em que a cadeira vai seguir.

A invenção pode ajudar pessoas tetraplégicas, que não conseguem mover os braços e também são mudas - e por isso não podem usar cadeiras de rodas acionadas por voz.

A ideia surgiu a partir da visita dos alunos, que estão no segundo ano do curso, a uma unidade da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde eles conheceram um rapaz mudo e deficiente. Os inventores são Joaquim Eduardo de Oliveira, Wellington Rodrigues e Nixon Teixeira.

Palmilha de arroz

Outro invento muito visitado durante a feira foi o da estudante Lana Cadamuro, de 16 anos. Ela faz o curso industrial do Senai de Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo. Pensando nas questões ambientais, ela criou uma palmilha ecológica, feita com casca de arroz e cola natural.

O processo é simples: as cascas são unidas com cola branca e formam um material bastante resistente. O objetivo foi reutilizar material que não seria aproveitado. As cascas foram doadas por empresas, e o custo é apenas o da cola - segundo a estudante, "baixíssimo". O produto não prejudica o ambiente.

Leia o restante da matéria clicando aqui

fonte: http:noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/