Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 [ ]
Passado - Como surgiu o Dia do Professor - 1827
"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
Autor: Vicente Martins Texto na íntegra: Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/queridomestre.htm
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Presente - Plano Nacional de Formação de Professores - 2009
O Ministério da Educação lançou em 2008, o primeiro Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. A intenção é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na educação básica e ainda não são graduados. De acordo com o Educacenso 2007, cerca de 600 mil professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram.
Já são 90 instituições de educação superior entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais envolvidas na oferta de cursos. Os cursos serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em vigor desde abril de 2007.
A formação inicial abrange três situações: professores que ainda não têm formação superior (primeira licenciatura); professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura); e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério.
Os cursos de primeira licenciatura têm carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio supervisionado. Os de segunda licenciatura têm carga horária de 800 horas para cursos na mesma área de atuação ou 1.200 horas para cursos fora da área de atuação.
Fonte: www.mec.gov.brNormal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Texto na íntegra: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13583&Itemid=970Relacionados
Desafios do governo Dilma - política externa
Sem Lula, diplomacia brasileira oscila entre inflexão e continuidade. Série do G1 analisa os principais...
Desempenho de Minas Gerais superou meta estabelecida no 5º ano do ensino fundamental
Minas Gerais é o melhor Estado do sudeste em português e matemática
Desempenho ruim em inglês faz 'soar alarme' para o Brasil, diz especialista
País tem proficiência 'muito baixa' em ranking mundial de domínio da língua. Cursos emergenciais só...
Dez cuidados básicos para quem deseja aumentar o domínio do idioma
De zoológico a aulas de robótica; escolas apostam em diferenciais
Para atrair público cansado do velho esquema professor/sala de aula, algumas instituições de ensino...
Dia do professor - Passado e Presente
Dilma - Brasil quer alcançar 1,2 milhão de matrículas em universidades federais até 2014
Quatro novas universidades serão abertas até 2012. A presidente falou sobre expansão da rede federal...
Dilma diz que vai qualificar 8 milhões de trabalhadores até 2014
Presidente falou que vai construir 200 novas escolas técnicas. Dilma pretende conceder 75 mil bolsas...
Dilma sanciona lei que cria cota de 50% nas universidades federais
Presidente determinou que a seleção dos estudantes seja pelo Enem. Cotas são para alunos de públicas...
Diversidade na escola favorece socialização dos estudantes
Diversidade na escola favorece socialização dos estudantes