Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010

Debatedores temem fim de sistema de avaliação do ensino no paísParticipantes do debate "A Capacidade do Brasil - O Papel da Educação", promovido pela BBC Brasil e pela rádio CBN, alertaram para o risco de o novo governo abandonar o sistema de avaliações nacionais, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"A educação no Brasil deve continuar evoluindo, mas corremos o risco de ter um retrocesso com o novo governo no que diz respeito a avaliações baseadas em dados, como aconteceu no início do governo Lula", disse o economista Narcio de Menezes Filho, professor da FEA-USP e do Insper. "Antes da criação desses exames, pensávamos que nossa educação podia até ser boa, porque não havia dados disponíveis para compará-la a outros países. Ficava todo mundo no vazio."

Para Ilona Becskehzy, diretora-executiva da Fundação Lemann, "é de suma importância que a gente tenha sistemas de avaliação para acompanhar as políticas de ensino". Ela teme que esses exames possam facilmente virar alvo de ataques políticos. Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação, também ressaltou a importância das provas, mas lembrou que essa é uma implementação recente. "Por isso mesmo, ainda não sabemos usar completamente os dados das avaliações. Precisamos disseminar esses dados."

Os especialistas disseram que outro sinal de alerta para qual os novos governantes devem se atentar é o problema do inchaço do currículo no Ensino Básico. Ilona criticou os "penduricalhos na grade curricular", ou seja, a inserção de matérias extras, como filosofia. Para Menezes, primeiro é preciso investir nas matérias básicas: "Em matemática, por exemplo. No ranking de 55 países do índice Pisa, o Brasil ficou em 52º. Mas no Congresso, todo dia tem alguém propondo uma nova disciplina", reclama Ramos.

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fonte:http:noticias.terra.com.br/educacao/noticias/