Sexta-feira, 28 de Maio de 2010
Amanda CieglinskiRepórter da Agência Brasil Brasília - O problema da baixa qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas está centralizado na formação incipiente dos professores para o ensino da disciplina. O diagnóstico é da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Instituto de Matemática Pura e Aplica (Impa) Suely Druck. O ensino da matemática e de ciências na educação básica foi debatido hoje (27) durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na avaliação de Suely, que é também coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), vários fatores contribuem para a deficiência do ensino da disciplina, desde o financiamento à descentralização da organização do ensino.
Mas a formação do professor é o cerne do problema e é o mais difícil de ser enfrentado. Hoje temos uma quantidade muito grande de professores em sala de aula que não estão preparados para isso, defendeu. Para a especialista, o primeiro passo é estancar a má-formação em cursos de baixa qualidade.
Ela destaca que os estudantes de cursos de pedagogia, que irão lecionar para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, recebem um conhecimento muito incipiente de matemática durante sua formação. É praticamente nada [o que eles aprendem]. A maioria vai dar aula de matemática e a última vez que eles viram o conteúdo foi quando eram alunos do ensino médio, aponta.
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eduardo Mortmer ressaltou ainda que dentro das graduações de matemática, química e física, há pouco interesse por parte dos estudantes em trabalhar como professor de educação básica.
O sistema de ensino não consegue segurar o professor que se qualifica. Os mestres e doutores formados nessas áreas hoje vão lecionar no ensino superior, aponta.
Atualmente, há carência de professores de áreas como química e física para atuar na sala de aula. Muitas vezes a função é exercida por profissionais formados em outros cursos. Mortner apontou que nos últimos 20 anos, 30 mil se graduaram em química. Mas só 8 mil das 24 mil vagas para professor dessa disciplina são ocupadas por licenciados na área.
Mortmer aponta os baixos salários oferecidos pela rede pública como principal motivo para afastar esses profissionais da carreira do magistério.O governo hoje está gastando muito dinheiro para formar professores, mas isso não tem retorno esperado porque eles não ficam no sistema, destacou.Edição: Lílian Beraldo
Relacionados
Asteroides vão ganhar nomes de jovens brasileiros
Estudantes ganharam boas colocações em feira de ciências nos EUA
Atividade extra para cada perfil de criança
Balé, judô, natação ou inglês? Saiba que aula extracurricular é mais recomendada para seu filho e qual...
Aula de pintura estimula criatividade de pessoas com deficiência
Alunas expressam sentimentos e personalidade nas telas. 'Elas têm muito o que ensinar para nós', diz...
Aula em 3D e laboratório virtual levam tecnologia para a escola
Softwares com conteúdo educacional são apresentados em feira em SP. Programas permitem que aluno manipule...
Aurélio incorpora palavras em inglês e expressões da internet
Nova edição do dicionário tem verbetes como bandeide, bullying, fotolog, pop-up, ricardão, saidinha...
Baixa qualidade do ensino de matemática está na formação incipiente do professor, diz especialista
O problema da baixa qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas está centralizado na formação...
Banida das escolas desde a ditadura, filosofia vai ter livros didáticos distribuídos na rede pública em 2012
A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de...
Biblioteca do DF é referência internacional na inclusão de deficientes visuais
Livros em braile alfabetizam e ajudam a ressocializar idosos que perderam a visão
Boletim de desempenho estará disponível a partir de segunda 31/05
Estudante poderão consultar os boletins de desempenho do Enem
Bolsas serão distribuídas para graduação-sanduíche nos EUA e na Europa
O programa Ciência sem Fronteiras recebeu 36.172 inscrições de candidatos que desejam estudar em instituições...