Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2012
Além da escola é importante que a formação das crianças seja complementada com atividades extracurriculares. Muitas delas ajudam no desenvolvimento de habilidades e características pessoais e outras serão cobradas quando as crianças crescerem, como o inglês. Mas lotar a agenda dos pequenos pode sobrecarregá-los e causar aversão pelas aulas. Além disso, é importante estar atento ao perfil da criança para saber qual a melhor atividade para ela.
Os cursos oferecidos se enquadram em três categorias principais: corporais, intelectuais e artísticas. O ideal é que a criança pratique pelo menos uma atividade de cada esfera. "Isso ajuda no desenvolvimento global como ser humano", explica a psicopedagoga Maria Silvia Winkeler. Dentro de cada grupo existem opções para os mais variados gostos e perfis de crianças e elas podem mudar de acordo com a idade (confira as opções no box).
As atividades corporais e artísticas podem começar bem cedo, a partir dos 6 meses de idade. A escola de natação Amaral, por exemplo, possui sete piscinas, uma para cada fase de aprendizado. Bebês de 6 meses a um ano e meio entram na água com os pais para aulas de meia hora de duração. "Eles ainda não nadam, mas há um trabalho de sociabilização, estímulo motor, vivência aquática e segurança", explica Luiz Fernando Pfaff de Matos, coordenador pedagógico da escola. Conforme os alunos crescem, as piscinas e aulas mudam, podendo chegar ao nível de nadador competitivo.
Musicalização
Na Academia de Música Guaíra, a musicalização começa também a partir dos 6 meses. Os bebês não podem aprender a cantar ou tocar instrumentos, mas a percepção musical começa a ser desenvolvida por meio de atividades lúdicas. "Usamos todos os sentidos para que as crianças possam sentir e vivenciar a música. Trabalhamos o timbre, altura, ritmo e tudo o que é necessário para que as crianças aprendam a ouvir", explica Maria Emma Contin Oliveira de Antonio, diretora-geral da escola.
Já as atividades intelectuais começam um pouco mais tarde, geralmente depois dos 4 anos, quando as habilidades linguísticas estão mais consolidadas. "Para aprender inglês, por exemplo, a criança precisa ter vencido as barreiras do português", recomenda Maria Silvia.
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fonte: http:www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1207104&tit=Atividade-extra-para-cada-perfil-de-crianca
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