Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011
Entre 2003 e 2009, as matrículas em cursos tecnológicos no Brasil cresceram 324%. A qualidade desses cursos, no entanto, só começou a ser avaliada nos últimos três anos. O retrato levantado não é bom: cerca de 160 mil estudantes estão hoje em um curso superior de qualidade ruim. Mais que isso: até agora, apenas 38% deles passaram por algum tipo de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O avanço dos cursos tecnológicos no Brasil foi vertiginoso. Em 2000 havia apenas 364 cursos registrados. Em 2009, o Censo da Educação Superior registrava 4.449 cursos, um crescimento de 1.122%. De todos esses cursos, no entanto, apenas 1.723 já passaram por uma avaliação do MEC. Só 1.216 receberam conceitos. Os demais não tiveram graduandos suficientes para fazer o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade).
leia o restante da matéria clicando aqui
fonte: http:g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/
Relacionados
Alunos prejudicados no Enem terão nova prova
O ministro da Educação afirmou nesta sexta-feira a realização de uma nova prova do Enem apenas para...
Alunos preparados para o século 21
Aprender conteúdos de Matemática, Português ou Biologia não é suficiente para encarar os desafios do...
Alvaro (ex-aluno cenecista sul riograndense) ganha sua grande reportagem
Estudante da ULBRA vence segunda edição do concurso Primeira Pauta
Antecedência na inscrição não é mais critério de desempate
Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre
Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho substitui todos os...
Apenas 38% dos cursos tecnológicos passaram por avaliação do MEC
Matrículas triplicaram de 2003 a 2009. Cursos com avaliação ruim reúnem 160 mil estudantes.
Apesar de avanços na legislação, carreira de professor ainda é pouco valorizada
A lei 11.738, sancionada em julho de 2008, estabelece o piso salarial para professores em todo o país...
Após SiSU, sobra de vagas em federais chega a 20%
Após supervisão, MEC quer fechar quatro cursos de direito
A revista EDUCAÇÃO traz matéria especial sobre as práticas educacionais para a atualização do novo docente