ACESSO AO AMBIENTE CURSO
http://cursos.cneceduca.com.brInscrições
de 1º a 10/08
Investimento
GRATUITO
Público
Equipe pedagógica / Docentes / Diretores
Objetivos a atingir
No final do curso os participantes do curso deverão:
- Conhecer a ferramenta Scratch - princípios gerais de funcionamento.
- Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
- Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controle da linguagem Scratch.
- Reconhecer o potencial educativo da linguagem Scratch.
- Conhecer situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.
Carga horária
40 horas
Programação
1ª semana - Apresentação do curso (21 agosto - 27 de agosto) | - Apresentação de vídeos sobre o programa e suas particularidades; - Fórum de Apresentação e Discussão; - Apresentação do curso de linguagem de programação em sala de aula. |
2ª semana - Personagens em movimento (28 agosto - 3 de setembro) | - Apresentação de vídeos sobre comandos da categoria de movimento; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
3ª semana - Controlando a execução do projeto (4 setembro - 10 setembro) | - Apresentação de vídeos sobre comandos das categorias de Eventos e Controles; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
4ª semana - Desenhando e inserindo sons (11 setembro - 17 setembro) | - Apresentação de vídeos sobre comandos das categorias de sons e caneta; - Atividade prática; - Questionário de avaliação; - Fórum de Avaliação. |
5ª semana - Trabalhando com variáveis (18 setembro - 24 setembro) | - Apresentação de vídeos sobre comandos da categoria de variáveis; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
6ª semana - Scratch Jr. para crianças (25 setembro - 1º outubro) | - Todos os processos serão descritos passo a passo durante essa semana; - Apresentação de vídeos sobre a utilização do Scratch Jr.; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
7ª semana - Criando aplicativos para os componentes curriculares - Aula 1 (2 outubro - 8 outubro) | - Utilização de todos os recursos visando à abordagem da criação de uma atividade de sala de aula para qualquer componente curricular; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
8ª semana - Criando aplicativos para os componentes curriculares - Aula 2 (9 outubro - 15 outubro) | - Utilização de todos os recursos visando a abordagem da criação de uma atividade de sala de aula para qualquer componente curricular; - Atividade prática; - Questionário de avaliação. |
9ª semana - Conclusão - criando um game (16 outubro - 22 outubro) | - Criação de um game com toda a programação e variáveis; - Atividade prática; - Fórum de avaliação. |
Relacionados
Curso de capacitação: Recursos Tecnológicos na Sala de Aula - 2017
A CNEC Cursos inaugura sua plataforma de cursos com uma grande oportunidade para você professor se aprimorar...
Horários do atendimento online
Confira a tabela de horários do atendimento online da plataforma CNEC Digital.
Linguagem de programação em sala de aula - Utilização do Scratch - 2017
O propósito do curso é reconhecer as potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem...