Quarta-feira, 23 de Março de 2016
Realização: CEDUC e Sistema de Ensino CNEC
Ministrantes:
- Amanda Nóbrega
- Andreia Miranda
- Carlos Zanetti
- Cintia Maia
- Cristiano Arruda
- Manoel Pio
- Marcos Cardoso
- Maycon Freitas
- Polyana Noronha
- Thiago Carrara
- Wagner Donizette
- Matheus Bortoleto
Apresentação
A constante necessidade do acompanhamento das inovações digitais demonstra que se tornou imprescindível estarmos preparados para manejar diversas ferramentas tecnológicas. Os recursos tecnológicos digitais para fins educacionais proporcionam um acesso muito mais abrangente a novas informações e assim contribuem para a mudança na sala de aula, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem.
Ademais, justifica-se ofertar um curso de capacitação, na modalidade virtual, como uma maneira de socializar dúvidas, sugestões e experiências exitosas, bem como de aprofundar o nível de discussão sobre a temática em questão.
Objetivo
Capacitar os professores participantes no manuseio de ferramentas digitais pedagógicas, bem como auxiliar na elaboração, no desenvolvimento e na aplicação de atividades nas quais se utilizem tais ferramentas aliadas às lousas digitais.
Ementa
Implicações teórico-metodológicas do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem da educação básica. Problematização das concepções de ensino e aprendizagem na era das novas tecnologias de informação e comunicação, bem como do uso de ferramentas digitais pedagógicas. Sensibilização de professores quanto à importância da apropriação de tecnologia. Apresentação, exploração, aplicação e análise crítica de sites, softwares e/ou ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem em sala de aula.
Estrutura
O curso está estruturado em 5 módulos semanais de 6 horas cada, perfazendo uma carga horária total de 30 horas.
O curso será desenvolvido totalmente a distância, a partir da plataforma CNEC Cursos (http://cursos.cneceduca.com.br).
Calendário
Pré-inscrição: até 29 de maio de 2017
Início: 1 de junho de 2017
Metodologia
A metodologia aplicada fará uso dos recursos da plataforma (textos, vídeos, questionários, fóruns, diário de bordo, etc.) e do desenvolvimento de atividades práticas com o uso dos recursos trabalhados no curso.
Os participantes serão avaliados por meio da realização das diversas atividades propostas nos módulos, tais como:
- Assistir às vídeo-aulas;
- Participar de debates e discussões em fóruns;
- Elaborar atividades com o uso de ferramentas digitais pedagógicas aliadas à lousa digital;
- Responder a questionários avaliativos;
- Descrever suas experiências módulo a módulo em um diário de bordo.
Programação
Avaliação
Por ser um curso de capacitação, o participante deverá realizar atividades avaliativas desenvolvidas no próprio ambiente virtual da Plataforma CNECCURSOS. A participação será avaliada quantitativamente pela gestão do ambiente e qualitativamente pela realização das atividades propostas, avaliadas ao final de cada módulo. A avaliação final será expressa como aprovado ou não aprovado.
Receberão Certificado de Participação e Aproveitamento aqueles que participarem efetivamente do ambiente virtual de aprendizagem, interagindo no grupo e realizando as atividades propostas. Todas as atividades totalizarão 100 pontos distribuídos ao longo das semanas, com desempenho mínimo de 60% em cada uma das três etapas que o curso ofertará.
Ao longo deste curso, teremos:
Valor
Os cursos que serão promovidos pela CNEC Cursos serão gratuitos aos professores e gestores da Rede CNEC.
Dúvidas
As dúvidas sobre o Curso podem ser esclarecidas pelo e-mail contato@cneconline.com.br ou pelo telefone (34) 2103-0700, com Ariane ou Mayse.
Relacionados
Curso de capacitação: Recursos Tecnológicos na Sala de Aula - 2017
A CNEC Cursos inaugura sua plataforma de cursos com uma grande oportunidade para você professor se aprimorar...
Horários do atendimento online
Confira a tabela de horários do atendimento online da plataforma CNEC Digital.
Linguagem de programação em sala de aula - Utilização do Scratch - 2017
O propósito do curso é reconhecer as potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem...