Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012

Tema

O tema de redação próximo ao cotidiano e questões que envolviam mais interpretação que conteúdo específico deixaram a prova do último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mais fácil, segundo os estudantes que realizaram o exame na tarde desta segunda-feira (17), em Araraquara (SP). Com o tema "Escrever: o trabalho e a inspiração", os vestibulandos tiveram que fazer uma dissertação sobre um tema próximo de sua realidade. "O tema está em alta, é algo que faz parte do nosso dia a dia, por isso foi fácil dissertar sobre", afirma o estudante Diego Ramos Biondo, de 22 anos, que presta o vestibular para engenharia elétrica. "Achei a prova bem melhor e mais fácil que a de ontem", comenta.

O tema foi abordado durante o ano nas aulas preparatórias da estudante Mariana Oliveira, de 17 anos, que faz a prova para o curso de biomedicina. "Já tinha visto esse tema durante o ano, por isso foi fácil de escrever, já que tinha muita coisa para abordar", fala. "Escrevi sobre a importância de saber escrever bem, mesmo com tanta tecnologia que existe no nosso cotidiano", relata.

Para o vestibulando Bruno Arruda Mascaro, de 18 anos, que presta odontologia, o tema também foi fácil, o que fez com que ele gastasse pouco tempo na redação. "Fiz em uma hora, era um tema tranquilo, diferente da prova que eu fiz no meio do ano", comenta. Segundo ele, as questões também estavam fáceis. "Tinha muita interpretação nas questões de português, não precisava saber muita coisa", afirma. Mariana Oliveira (à esq.) já tinha trabalhado com o tema da redação durante o ano (Foto: Felipe Turioni/G1)

O vestibular

Dos 94,5 mil inscritos, 45.639 candidatos foram convocados para a segunda fase. São oferecidas 7.014 vagas em 165 opções de cursos, disponíveis em 23 cidades. Segundo a Vunesp, a concorrência geral é de 13,5 candidatos por vaga, mas alguns cursos tiveram procura maior. O mais concorrido é o de medicina, oferecido no campus de Botucatu: nesta edição, a relação é de 185,3 candidatos por vaga. O curso de direito diurno em Franca tem 63,8 concorrentes para cada vaga disponível, e o de engenharia química em Araraquara recebeu 57,8 inscrições por vaga. No total, o número de inscritos no vestibular da Unesp aumentou 2,68% em relação ao ano passado, quando 91.884 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Fonte - G1: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/12/tema-de-redacao-da-2-fase-da-unesp-e-considerado-facil-por-estudantes-araraquara.html