Aviso! As inscrições para o curso foram encerradas.

Inscrições

de 1º a 10/08

Investimento

GRATUITO

Público

Equipe pedagógica / Docentes / Diretores

Objetivos a atingir

No final do curso os participantes do curso deverão:

  • Conhecer a ferramenta Scratch - princípios gerais de funcionamento.
  • Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
  • Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controle da linguagem Scratch.
  • Reconhecer o potencial educativo da linguagem Scratch.
  • Conhecer situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.

Carga horária

40 horas

Programação

1ª semana - Apresentação do curso (21 agosto - 27 de agosto) - Apresentação de vídeos sobre o programa e suas particularidades;
- Fórum de Apresentação e Discussão;
- Apresentação do curso de linguagem de programação em sala de aula.
2ª semana - Personagens em movimento (28 agosto - 3 de setembro) - Apresentação de vídeos sobre comandos da categoria de movimento;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
3ª semana - Controlando a execução do projeto (4 setembro - 10 setembro) - Apresentação de vídeos sobre comandos das categorias de Eventos e Controles;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
4ª semana - Desenhando e inserindo sons (11 setembro - 17 setembro) - Apresentação de vídeos sobre comandos das categorias de sons e caneta;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação;
- Fórum de Avaliação.
5ª semana - Trabalhando com variáveis (18 setembro - 24 setembro) - Apresentação de vídeos sobre comandos da categoria de variáveis;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
6ª semana - Scratch Jr. para crianças (25 setembro - 1º outubro) - Todos os processos serão descritos passo a passo durante essa semana;
- Apresentação de vídeos sobre a utilização do Scratch Jr.;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
7ª semana - Criando aplicativos para os componentes curriculares - Aula 1 (2 outubro - 8 outubro) - Utilização de todos os recursos visando à abordagem da criação de uma atividade de sala de aula para qualquer componente curricular;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
8ª semana - Criando aplicativos para os componentes curriculares - Aula 2 (9 outubro - 15 outubro) - Utilização de todos os recursos visando a abordagem da criação de uma atividade de sala de aula para qualquer componente curricular;
- Atividade prática;
- Questionário de avaliação.
9ª semana - Conclusão - criando um game (16 outubro - 22 outubro) - Criação de um game com toda a programação e variáveis;
- Atividade prática;
- Fórum de avaliação.